Tel: (65) 3311 1900 | email: comercial@hospitalsantaangela.com.br


 

O que é Sinusite?

Infecção dos seios nasais sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A doença pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face. O nome mais utilizado para esse problema é rinossinusite, pois o processo inflamatório atinge tanto a mucosa dos seios da face como a mucosa nasal.

 

Causas

A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica. Exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face fazem parte do outro grupo de responsáveis pela sinusite. Há ainda, casos mais raros que levam à sinusite, como a presença de um tumor.

 

Sintomas de Sinusite

A sinusite crônica e sinusite aguda têm sinais e sintomas semelhantes, mas a sinusite aguda é uma infecção temporária dos seios muitas vezes associada a um resfriado. Já a rinossinusite crônica corresponde a um processo inflamatório com duração prolongada (maior que 12 semanas) podendo ainda ser classificada em rinossinusite crônica com polipose e rinossinusite crônica sem polipose. Para o diagnóstico de rinossinusite crônica devemos ter dois ou mais dos seguintes sinais:

 

Obstrução nasal ou secreção nasal associados a pelo menos um dos sintomas:
* Pressão ou dor facial
* Redução ou perda do olfato
* Associado a alterações tomográficas ou evidenciadas por exame de videonasofibroscopia
* Com duração maior que 12 semanas.

 

Outros sinais e sintomas podem incluir:
* Dor de ouvido
* Dores no maxilar superior e dentes
* Tosse, que pode ser pior durante a noite
* Garganta inflamada
* Mau hálito (halitose)
* Fadiga ou irritabilidade
* Náusea.

 

Os sinais e sintomas de sinusite crônica são semelhantes à sinusite aguda, exceto que eles duram mais tempo e muitas vezes causam mais fadiga. Febre não é um sinal comum de sinusite.